quarta-feira, 16 de maio de 2012

Artigo: Os segredos da Maquilhagem

Olá a todos mais uma vez!
Hoje vou-vos falar um pouco dos segredos da maquilhagem.
Pois é, encontrei um artigo muito bom numa revista e achei que devia partilhá-lo com vocês!
Espero que gostem e que seja útil no futuro! ; )

Como corrigir o formato do rosto?


Rosto redondo: deve destacar o olhar com uma máscara de pestanas forte, para dar intensidade á parte superior da face. Sombrear as zonas laterais do rosto, de alto a baixo, com um pó de um bronze mais escuro.

Rosto oval: as maçãs do rosto podem ser enaltecidas com um blush ligeiramente escuro na pele clara e de tom rosa na pele bronzeada. Aplique o blush junto á linha do cabelo e no queixo.

Rosto quadrado: uma base fluída vai dar luminosidade natural ao rosto. Os lábios e olhos devem ser destacados com cores fortes. Aplique um blush mais escuro nos cantos angulosos.

Rosto triangular: a tez deve ser iluminada com tons claros, aplicando-se pó bronze escuro junta ás frontes e zona lateral da testa. Destaque aos lábios e olhos para focar a atenção no centro do rosto.

Como se escolhe a base?


Para acertar no tom da base deve colocar-se uma noz do produto na testa ou na mandíbula. Testá-la na mão ou no pulso é um erro frequente que leva a que se escolha o produto errado. 
A base deve corresponder exatamente ao tom da pele do rosto, já que serve para homogeneizar e iluminar a tez e disfarçar pequenas imperfeições.
Não consegue perceber onde está a base? Então tem o tom certo.
Uma base nunca deve ser usada para dar cor ao rosto. Essa intensificação deve ser feita com um pó bronzeador ou um blush.

Como se aplica a base?


Sempre do centro para o exterior do rosto, terminando com a aplicação na testa.
No final, retirar os excessos na raiz do cabelo e no contorno do rosto para conseguir um efeito natural. 
Uma base liquida obriga sempre á utilização de um pó para fixação. 
Uma base em pó é mais prática. 
No entanto, a base liquida (sempre com pó por cima) dá mais cobertura, conforto e acabamento luminoso.





Quais as melhores cores para cada tom de pele?


Morenas: Sombras intensas e bâtons fortes destacam o tom natural de uma pele morena. Não tenha medo da cor, use e abuse de tons vibrantes e arrojados.

Negras: Evitar as cores demasiado claras e frias, já que o contraste vai ser demasiado teatral. Opte por sombras de cor azul, lilás ou rosa e nos lábios aposte no rosa forte.

Ruivas: O cabelo alaranjado e apele clara pedem cores escuras. Evitar o rosa, tanto nos olhos como nos lábios. Se quer usar bâton opte pelo vermelho.

Loiras: O ar jovem e fresco é realçado por tons neutros como o rosa claro, o dourado e o bege, que irão criar um ótimo contaste com o cabelo. Nos lábios, os tons pêssego são os mais indicados.

Quais as melhores cores para os olhos?


Olhos verdes: Escolher pigmentos vermelhos: bordeaux, beringela, violeta, roxo e lilás.

Olhos azuis: Optar por pigmentos alaranjados: tons terra, bege, castanho, cobre, dourado e amarelo.

Olhos castanhos ou pretos: Os tons dourados com pigmentos azuis (azul, verde ou violeta) proporcionam um contraste harmonioso.

Olhos amêndoa: Os tons verde, rosa ou violeta são a melhor opção.

Como se maquilham os olhos?


Olhos rasgados: Aplicar eyeliner para potenciar e maximizar a intensidade do olhar.

Olhos redondos: Trabalhar a pálpebra móvel com um efeito "smokey eyes", prolongando a sombra escura o mais possível para fora. Evitar a aplicação de mascara nas pestanas inferiores, de modo a que não se tornem mais arredondados.

Olhos grandes: Aplicar a sombra escura na pálpebra móvel, alongando os olhos até á zona mais próxima das sobrancelhas. Trabalhar a pálpebra fixa com um tom claro para equilibrar.

Olhos pequenos: Evidenciar os olhos através de um efeito de alongamento da pálpebra móvel. Para este efeito, manter o centro da pálpebra em tons claros e, com lápis, criar linhas fictícias nas pestanas superiores e inferiores e preencher com sombra escura.

Olhos caídos: Trabalhar a pálpebra móvel e a pálpebra fixa num efeito ascendente com lápis e sombra. Evitar usar o eyeliner numa pálpebra descaída, irá borrar.

Olhos afastados: Deve concentra os tons escuros no canto interno dos olhos com lápis para criar uma ilusão de aproximação.

Olhos juntos: Manter o canto interno dos olhos bem iluminado com tons claros e iluminar as laterais da cana do nariz com uma caneta corretora para obter um efeito de afastamento.




Quais os truques para disfarçar imperfeições?


Corrigir sobrancelhas desalinhadas: Usar um lápis de sobrancelhas de cor adequada e não fazer traços contínuos. Preencher as falhas das sobrancelhas com linhas curtas, como se desenhasse pequenos pêlos, passando no fim uma escova própria para um efeito esfumado e natural.

Disfarçar um nariz grande: Passar pó bronzeador nas laterais da cana e nas abas do nariz. Com uma caneta corretora, desenhar uma linha ao longo da cana e esbater com os dedos. Se o nariz for longo, aplicar o pó bronzeador também na ponta.

Dar volume a lábios muito finos: Aplicar um iluminador para criar a ilusão de volume e usar lápis de contorno de lábios para desenhar e definir a sua forma. Finalizar sempre com gloss ou bâton.

Disfarçar papos: A base deve ser aplicada até ao contorno dos olhos e o corretor apenas na linha escura provocada pelos papos. Não usar corretor na zona do papo. É um erro frequente que o irá evidenciar.

Disfarçar manchas: Utilizar uma pré-base iluminadora. Antes de aplicara a base do tom exato da pele, usar a caneta corretora nas zonas a camuflar.

Como fazer o bâton durar mais tempo?


Antes de pintar os lábios, aplicar pó translucido e usar o lápis de contorno. Com o mesmo, preencher todo o lábio. A seguir, aplicar um bâton da mesma cor na zona central. 
Com um cubo de gelo envolto num saco de plástico, dar pequenos toques em todo o lábio. Isto irá aumentar a durabilidade do bâton.

Quais os produtos essenciais na carteira?


O seu kit básico deve ter uma base fluída e um pó compacto para retocar e fixar a maquilhagem.
Não esquecer um iluminador para aperfeiçoar o contorno dos olhos, dos lábios e corrigir os traços de fadiga.
O necessaire deve ter um gloss para iluminar os lábios e uma mascara de pestanas.
Não esquecer o blush para dar uma luminosidade extra ao longo do dia.

Que maquilhagem usar no dia-a-dia?


Entrevista de emprego: Uma maquilhagem inconveniente pode diminuir as possibilidades de ser admitida. Usar tons discretos e neutros.

Trabalho: Usar maquilhagem suave e discreta. Iluminar o rosto com um pó suave, disfarçar os defeitos com uma base e usar um gloss neutro.

Almoço com amigas: Sem medo de arriscar na maquilhagem, aproveitar para usar um tom de lábios mais intenso. Os olhos devem ser bem delineados.

Encontro a 2: Enaltecer o olhar com um lápis escuro e uma máscara de pestanas com efeito de volume extra. O olhar ficará suave e luminoso. Optar por um gloss, para dar efeito molhado aos lábios.

Saída á noite: Nas estações quentes, as cores querem-se vibrantes e intensas, a lembrar os anos 70. Á noite pode arriscar em tons fortes, azul-turquesa, prata e corais, que darão um toque elegante a uma pele clara e intensidade a uma pele morena. Destacar os olhos e os lábios para um look arrojado.


Gostaram dos conselhos? = )
Beijinhos para todos! ; )




6 comentários:

  1. Adorei o artigo. Bastante informativo :D
    Tenho de experimentar as dicas para o meu tom de pele, tipo de rosto e cor de olhos para ver se resulta bem :)

    http://www.captivatingcolor.blogspot.pt/

    *

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas, esta fantastico o post!!



    http://placequotehere.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Sim querida tenho um piercing na língua, tive 3 anos para ganhar coragem mas quando o fiz pensei " fogo é só isto ?" e não me arrependo nada :b

    Adorei este post acho que é bastante útil ^^

    ResponderEliminar
  4. I just wanna say that I ADORE your blog! You have an amazing style!

    I would be so happy if you could check out my blog!
    mayasfashioncorner.blogspot.com

    ResponderEliminar